Advertisement

Carregando Bebès, Peito a Peito

Carregando Bebès, Peito a Peito

Sun Kepina Baby Slings no Facebook
Sun Kepina Wrap Baby Slings

Login






Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Início
Bebê sem Fraldas, Iniciar EC: O Quando e Como da Comunicação da Eliminação (*)
Por Lisa Bobrow
* ( nota do tradutor: em inglês EC – Elimination Comunication referindo á eliminação da Urina e das fezes)

Uma das perguntas mais comuns que as pessoas que acabam de ouvir falar na Comunicação da Eliminação fazem é “Como começar?”. Ingrid Bauer, autora do livro DiaperFree! sugere:

“Uma vez que se tenha decidido a começar e tenha estabelecido a sua intenção, simplesmente continue a apreciar a presença do seu bebé, com uma nova consciência das necessidades de eliminação… A higiene Natural de bebés é parte integrante de uma tipo de cuidados infantis baseado na sensibilidade. Por carregar o seu filho no sling, por dormir com ele, por alimentá-lo livremente e responder prontamente ás necessidades do seu bebé, já está a construir os alicerces sob os quais esta prática floresce. “ (Diaperfree! Pagina 116). Então, se está a ler isto, poderá já ter começado a praticar EC sem sequer se ter apercebido!

A nova consciência adquirida do básico da teoria EC, que os bebés sabem quando precisam eliminar e são capazes de comunicar esta necessidade, provavelmente levou-o(a) a fazer algumas observações interessantes. Pode ter notado que o seu bebé faz chichi 5 minutos após ter comido, ou faz grunhidos mesmo antes de fazer cocó. Este tipo de observações vão guiá-lo sobre QUANDO ajudar o seu filho na eliminação sem fralda.

Parte 1: Quando praticar EC

A observação é o primeiro passo na EC. Enquanto observa, há algumas coisas a procurar. Uma delas é padrão de horários e ritmos. Muitos bebés precisam fazer chichi

• Logo a seguir ou alguns minutos após acordarem
• 0, 5, 10, 15 minutos depois de comerem
• Em períodos frequentes pela manhã
• Em períodos menos frequentes durante a tarde
• Ou antes ou depois de se alimentar de noite

Outras coisas a ter em atenção são a linguagem corporal e os sinais. Estes podem incluir:

• Espremer-se, vocalizar
• Tensão facial, levantar as sobrancelhas
• Franzir a testa ou parecer concentrado
• Fazer pausas na actividade ou ficar muito quieto
• Agitação ou aumento de actividade
• Acordar ou movimentar-se no sono
• Procurar a mãe/pai
• Procurar um penico ou indicar o banheiro


Para um bebé mais velho, os sinais podem incluir:

• Rolar, gatinhar ou andar até o penico ou banheiro
• Tentar sair do berço, sling ou cadeirinha
• Sair da cama, sofá
• Segurar os genitais


Junto com estes, a sua intuição irá naturalmente desenvolver-se ao redor da eliminação do seu bebé. Escutar e confiar na sua intuição é uma parte importante de ser pai. Com algum tempo e prática, também se pode tornar uma ferramenta segura para antecipar a eliminação do seu bebé. O que é intuição e como funciona, é difícil de descrever. De qualquer forma, existem algumas maneiras concretas de saber que a sua intuição está a dizer-lhe que o seu bebé precisa “ir”. Por exemplo:

• Um pensamento repentino na linha de “ele precisa fazer chichi”
• Perguntar-se “será que precisa ir?”
• “ver” ou ouvir a palavra chichi ou som dica (ver abaixo)
• “simplesmente saber” que ele precisa fazê-lo
• precisar você mesmo de fazê-lo
• sentir uma sensação quente e húmida espalhar-se no colo ou outra área quando o bebé está seco

Se está a achar difícil observar os padrões de eliminação do seu bebé, considere escolher um dia para fazer disso o seu objectivo. Pôr o seu bebé numa fralda de pano sem uma cobertura a prova de água, ou retirar completamente a fralda pode ajudá-la a saber exactamente quando o bebé fez as necessidades. Mesmo apenas algumas horas desta observação vão ajudá-la(o) a aprender os hábitos de eliminação do seu filho.


Parte 2: Como EC

Agora que tem uma ideia sobre quando o seu bebé pode precisar “ir”, está pronto(a) para o próximo passo. Quando julga que o seu filho precisa eliminar, segure-o dum modo carinhoso e seguro sobre o recipiente escolhido. Este pode ser a privada, pia, penico, baldinho, fralda, árvore ou qualquer outro lugar apropriado. A posição exacta dependerá do recipiente que escolher. Em geral, ele ficará mais ou menos na posição de cócoras, aninhado nos seus braços com as costas para a sua barriga. O principal é mantê-lo seguro e pensar no seu objectivo;).

Uma vez o bebé confortavelmente em posição, faça um som específico dando a dica, convidando assim o seu filho a fazer chichi ou cocó. Na maior parte dos lugares onde EC é praticado culturalmente, é usado o som de água corrente como psss. Este som junto com a posição particular usada para estimular a eliminação do bebé. Quando está a começar, faça o som dica de cada vez que nota que o seu filho está a fazer chichi. Dentro de poucos dias, o seu bebé associará o som com o acto. Por praticar EC constantemente, o seu filho aprenderá a libertar as necessidades ao ouvir a dica e ser segurado na posição correcta.

Daqui em diante, uma linha forte de comunicação sobre eliminação vai estabelecer-se entre pai/mãe e filho. Continue a observar os ritmos e sinais do seu filho e a ouvir a sua intuição. Quando pensar que é hora, segure-o na posição e dê o sinal. Se estiver na altura de “ir” o seu bebé o fará. Se não, dirá que “não” por resistir estar na posição, arqueando as costas ou simplesmente não fazendo as necessidades. Nunca tente obrigar o bebé. Limite-se a voltar ao que estava a fazer antes e ofereça uma nova oportunidade mais tarde. Se o seu bebé tiver sujado a fralda, mude-a logo que notar. Isto ajudará o seu filho a manter-se limpo por sinalizar as suas necessidades antes de as fazer.


Daqui por diante: Fazer EC tão simples quanto 1, 2, chichi!

Em lugares onde EC é a norma, a prática é tão estabelecida culturalmente que não há necessidade de examiná-la para compreender como funciona. Temos sorte que a autora Laurie Boucke, entre outras, escreveram extensivamente sobre o assunto para ajudar os como nós, no mundo das fraldas, a compreender o que de início parece um mistério impenetrável. No seu artigo “Infant Potty Training” Laurie Boucke assegura-nos de que:

“Tudo isto eventualmente se torna uma segunda natureza. O importante é não ficar fanático e não deixar o assunto causar stress. A chave é manter-se relaxado, esperando muitos acidentes no início – estes gradualmente esvanecem.”

Alguns pais escolhem por as fraldas de lado todo o tempo logo de início. Outros começaram gradualmente, oferecendo oportunidades só em certas ocasiões pelo dia afora ou só parcialmente. Muitos pais praticam EC a tempo inteiro e usam fraldas como recurso, removendo-as para deixar fazer chichi se a fralda esta limpa ou mudando-a se está molhada. Lembre-se que há muitas maneiras de começar a praticar EC. O modo como escolher fazê-lo vai depender do seu modo de vida, personalidade e preferências pessoais.
A sua viagem só começou. Mantenha-se calmo e boa viagem!

Tradução de Zélia Évora, adaptado por Tamara Hiller, www.slingando.com
usado com permissão

Leia mais sobre esta pratica nestes livros excelentes:

Infant potty training e Infant Potty basics by Laurie Boucke. www.timl.com/ipt e www.White-boucke.com/ipt.html

Diaperfree! The gentle Wisdom of Natural Infant hygiene by Ingrid Bauer
www.natural-wsidom.com/

Curtir
Facebook!
 
< Anterior   Próximo >
 
Joomla Templates by Joomlashack
hidden-accurate